Além de uma tendência: agenda ESG visa negócios sustentáveis a longo prazo

DICA

O crescimento de uma empresa a longo prazo demanda pensar a sustentabilidade do negócio em cima de alguns pilares. São eles: Tomar decisões corporativas considerando o lucro, o impacto ambiental positivo, as relações sociais com colaboradores e demais stakeholders e o bom funcionamento da organização.

A agenda ESG contempla boas práticas corporativas e sua aplicação é um diferencial competitivo perante investidores, aponta pesquisa. O instituto EY Global Institutional Investor Survey, mostrou em pesquisa realizada com investidores seniores de todo o mundo em 2021, que 90% deles consideram o desempenho do ESG em suas estratégias de investimento e tomadas de decisão.

 Empresas com agenda ESG atraem mais investimentos. Ainda, de acordo com a pesquisa do EY, o Brasil está menos ativo na pauta ESG em relação a nações europeias e norte-americanas. E de uma perspectiva geral, o aspecto melhor trabalhado é o social e o mais deficitário é a responsabilidade com o meio ambiente, especialmente falando de mudanças climáticas.

Tratando-se de um modelo de governança, aplicar a agenda ESG envolve trabalho conjunto das lideranças e da área de RH da empresa.

Neste artigo, vamos entender:

  1. O que é ESG
  2. Objetivos de desenvolvimento sustentável
  3. Aplicações e papel do RH
  4. Publicidade para atrair investimentos.
  5. Conclusão.

1. O que é ESG

ESG é a sigla para Environmental, Social e Governance, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma corporação. O conceito surge em 2004, a partir da publicação Who Cares Wins (quem se importa ganha, em tradução livre) em parceria do Pacto Global com o Banco Mundial a partir da premissa: Como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais?

A agenda ESG está totalmente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Organização das Nações Unidas, que reúne as principais vulnerabilidades a nível global e propõe a empresas e sociedades um movimento de mudança.

O pacto conta com 10 princípios agrupados em 4 categorias.

Direitos humanos

  1. Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.
  2. Assegurar a não participação da empresa em violações aos direitos humanos. 

Trabalho

  1. Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva.
  2. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
  3. Erradicar todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva.
  4. Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego.

Meio Ambiente

  1. Assumir práticas que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
  2. Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental. 
  3. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.

Anticorrupção

  1. Combater a corrupção em todas as suas formas incluindo a extorsão e o suborno. 

2. Objetivos de desenvolvimento sustentável 

A agenda ESG é uma forma direcionada ao corporativo para que as empresas auxiliem nos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU  que abordam desigualdades sociais, desequilíbrio ambiental, educação, saúde e outros, vistos na imagem a seguir:

Quadro com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Atender aos 10 princípios ESG é a forma das empresas atuarem ativamente no desenvolvimento sustentável.  Este foco auxilia a mitigar riscos, melhorar a reputação da empresa e o valor qualitativo no mercado. 

Negócios alinhados ao ESG correm menos riscos de ações jurídicas e trabalhistas por impacto ao meio ambiente e más condições de trabalho. Além de agregarem valor a sua marca empregadora.  

3. Aplicações e papel do RH

Selecionamos algumas ações práticas para cada letra da sigla! E por fim, o papel do RH na agenda.

E- Meio ambiente:

  • Promover educação ambiental aos colaboradores;
  • Gerenciamento eficiente de resíduos;
  • Evitar desperdício de recursos naturais;
  • Investimento em projetos de proteção ambiental e preservação dos biomas;
  • Adotar tecnologias que reduzem a emissão de poluentes e visam a produção de energia limpa.

S- Social:

  • Adesão aos direitos trabalhista;
  • Valorização da saúde e segurança no trabalho;
  • Programas de D&I;
  • Investigar toda a sua cadeia produtiva, envolvendo fornecedores a fim de evitar trabalho infantil;
  • Promoção de benefícios corporativos relativos à qualidade de vida dos trabalhadores.

G- Governança:

  • Ter uma boa política de compliance e segurança de dados;
  • Gestão atua com transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa;
  • Relacionamento profissional com a imprensa e acionistas;
  • Políticas institucionais anticorrupção e lavagem de dinheiro.

O papel do RH concentra-se especialmente nas boas práticas sociais, mas também pode promover educação em cima das demais temáticas além da conscientização das lideranças responsáveis por decisões estratégicas. 

4. Publicidade para atrair investimentos 

Ao se falar de ESG enquanto ponto para atrair investidores, além de adotar boas práticas elas devem ser mostradas aos stakeholders. Por meio de publicidades, selos e índices.

Publicidade feita diretamente pela empresa por meio do site, redes sociais e mídia física são uma opção para divulgar as ações tomadas a fim de estarem dentro do proposto na agenda ESG. Como, por exemplo, divulgar o apoio a uma ONG ou uma campanha de conscientização ambiental.

Contudo, ter selos e índices validados por uma organização terceira, aumenta a credibilidade da empresa perante investidores. Na lista abaixo reunimos algumas opções que certificam a sua empresa enquanto atuante da agenda: 

  1. Indíce Brasil ESG
  2. Carbono eficiente
  3. Selo GPTW– Bom lugar para trabalhar
  4. Selo Sistema B
  5. Selo eureciclo
  6. Selo Energia Verde

5. Conclusão 

Boas práticas ESG são valorizadas por investidores, mas além disso trazem orientações para tornar um negócio mais sustentável, mantendo boas relações com stakeholders internos e externos, por meio de práticas sociais e de governança e cuidando do meio ambiente, para garantir recursos futuros.

A Vallora Benefícios entende que, acima de tudo, o maior ativo das empresas são as pessoas, e te ajudamos na missão de valorizá-las, tornando seu pilar social ainda mais forte. 

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