10 ideias de ações de Endomarketing para final de ano

DICA

A boa comunicação interna junto com ações de endomarketing para final de ano que valorizam o colaborador, impactam positivamente no clima organizacional

Celebrar metas batidas, ter momentos de descontração em equipe e até os brindes de final de ano, aumentam o entusiasmo com o ambiente de trabalho. E consequentemente a satisfação e produtividade do trabalhador. 

Tais ações trazem o sentimento de que o ano todo de trabalho prestado valeu a pena. Que a empresa se importa com cada colaborador. 

Com as festividades de final de ano chegando, Natal e Ano Novo, preparamos uma lista de 10 ideias para ações de endomarketing que o RH da sua empresa pode promover

1. Vale Natal

Para muitas famílias, a ceia de Natal é um dos momentos mais importantes do ano. Noite de reunião e celebração entre pessoas queridas. E a empresa pode marcar presença e ser lembrada neste dia.

Que tal um vale ceia de Natal? Funciona assim: a empresa define um voucher com valor pré-estabelecido e o colaborador recebe um cartão de benefício aceito em ampla rede conveniada de supermercados, restaurantes, e-commerce e delivery para a compra de itens para a ceia de Natal.

A empresa pode, ainda, enviar algum item personalizado com a logomarca, como um arranjo para a mesa, garrafa de vinho ou espumante para que seja lembrada visualmente.

Esta ideia permite ao colaborador adquirir os ingredientes e/ou preparos culinários que mais gosta, tornando o presente 100% personificado. 

2. Saldo Livre no benefício flexível

Para as empresas que oferecem benefícios flexíveis, uma opção que facilita a logística é disponibilizar um saldo livre dentro do cartão multibenefício. Ele pode tanto ser usado como vale ceia, igual a ideia anterior quanto para comprar um presente.

As vantagens do saldo livre são ter uma operação a menos na hora da transferência de valores e manter uma compra livre, tornando o agrado personalizável.

Uma maneira de engajar os colaboradores para além do entusiasmo de receber o valor extra é criar ações entre o time em cima dos presentes. 

Cada colaborador pode enviar uma foto do que comprou no canal oficial da empresa, permitindo interações na equipe, ao mesmo tempo que o RH passa a conhecer mais dos gostos pessoais dos funcionários.

3. Reconhecimento dos funcionários destaque

Reconhecer performance pode e deve ser um trabalho de longo prazo, acompanhando indicadores gerais como KPIs e a evolução individual dos colaboradores, seja por meio de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) ou outro método usado pela empresa. 

Sem tirar o mérito dos reconhecimentos mês a mês, um momento de destaque ao final do ano faz o colaborador sentir-se reconhecido e entender a efetividade do seu trabalho no todo. 

Os destaques do ano devem seguir critérios claros para evitar contra-argumentos na empresa e servir como incentivo aos demais funcionários que entendem o caminho para chegar até ali.

Separamos algumas sugestões de critérios:

  • Destaque cultural – Pessoa representa muito os valores da empresa no seu comportamento;
  • Maior atingimento de metas – Quem mais bateu suas metas ao longo do ano;
  • Destaque de performance – Número de entregas;
  • Feedbacks de cliente – Colaborador cujo trabalho teve mais feedbacks positivos vindos da clientela.

Para marcar este momento, pense em uma lembrança material por exemplo um troféu que poderá ser exibido na mesa de trabalho tanto no home office como na sede física. 

4. Reconhecimento de aniversariantes de empresa

Empresas mais antigas podem ter colaboradores que estão praticamente desde o início do negócio, ou os que chegaram depois mas já colaboram com a companhia há 5 anos, 10, 15, 20 e até 30 anos. Construíram uma carreira na organização.

Celebrar os aniversários de empresa é uma forma de mostrar gratidão pelos anos empenhados à companhia e reforçar a imagem da empresa como ambiente de crescimento profissional e pessoal. 

Comemorações como essa ganham ainda mais valor em momentos com toda a equipe reunida. Aproveite uma festa de final de ano ou a reunião de encerramento do ano para homenagear os colaboradores mais antigos que chegaram até ali.

Se possível, tenha uma lembrança física. Um quadrinho, broche, medalha ou outro item que possa ser guardado e lembrado com carinho no dia-a-dia pelo funcionário. Esse também é um bom momento para entregar um cartão-premiação, que funciona como um cartão pré-pago com um saldo definido pela empresa e que o colaborador pode utilizar onde quiser, seja para comprar um presente, usar no supermercado ou até mesmo em e-commerce.

5. Reconhecimento coletivo por metas anuais batidas 

Sabemos que o atingimento de metas é mais óbvio em algumas áreas como a de vendas e em outros setores é mais difícil compreender o impacto da área do atingimento das metas globais. 

No entanto, cada time é importante para o funcionamento da empresa. Sem o RH, as contratações, manutenção do time e desligamentos, por exemplo, não aconteceriam. Igualmente, os contatos que chegam ao comercial seriam menos qualificados sem a equipe de marketing.

Comemorar com toda a empresa as metas anuais batidas aumenta o senso coletivo de responsabilidade pelos resultados e demonstra a importância de cada setor.

Para isso, sugerimos uma reunião de fechamento do ano aberta a todos, que apresente as metas e os resultados atingidos e convide às pessoas a celebrarem. É ainda, um ponto importante de transparência da organização que incrementa as boas práticas de governança.

6. Festas de final de ano

Claro que as clássicas festas de final de ano não estariam fora da lista! 

Empresas que trabalham em regime presencial, com toda a equipe em uma única cidade, podem optar por fazer o evento na própria sede ou em local externo que acomoda melhor a comemoração.

As festas são momentos de descontração e tornaram os times mais próximos e amigos, não só pelas demandas rotineiras de trabalho mas também pelos gostos pessoais e personalidade mais presentes em momentos fora do trabalho.

E então, já pensou em fazer uma festa de final de ano?

Com o crescimento do trabalho remoto e muitas empresas com equipes distribuídas e até mesmo sem uma sede fixa, a questão é: como fazer festas de final de ano no regime home office ou híbrido?

Festa remota

Uma opção para as empresas sem espaço físico e que não tenham previsto no orçamento a locação de um é fazer uma festa remota. Para deixar o momento mais imersivo, a empresa pode disponibilizar um kit festa ou um voucher de delivery para comidas e bebidas.

No momento é importante ter uma breve fala dos diretores executivos para marcar as suas presenças junto a empresa e fortalecer a imagem destes. O restante da celebração depende da criatividade do RH e hábitos culturais da equipe.

Algumas atividades interessantes para festas remotas são:

  • Bingo online;
  • DJ por transmissão remota;
  • Jogos de perguntas e respostas;
  • Gartic;
  • Uno online. 

Festa em várias cidades

Se a empresa tem escritório em várias cidades ou até não tem sede física mas reúne um grande contingente de trabalhadores em algumas cidades. Que tal fazer festas menores mas distribuídas em mais de um local? 

Por exemplo: Florianópolis e São Paulo são as cidades com maior número de colaboradores para uma companhia. Ao invés de reunir todo o time em um único local, as pessoas que moram mais próximas a cada um destes pólos irão na festa correspondente.

Neste caso, a empresa pode escolher entre pagar passagens para os colaboradores que não moram no local ou então se cada funcionário vai utilizar os próprios recursos. A vantagem da passagem paga pela empresa é maior adesão ao evento. Já a vantagem de não bancar os deslocamentos é um gasto reduzido.

A escolha vai depender do orçamento disponível e do objetivo da empresa ao reunir o time.

Trazer todos os colaboradores para a mesma cidade 

Uma terceira opção é de fato reunir todos os colaboradores em uma mesma cidade, participando do mesmo evento. 

Nestes casos, geralmente a empresa arca com os deslocamentos ou dá uma ajuda de custo. Considerando que terão funcionários vindos de todos os estados.

A principal vantagem desse formato é a interação de toda a empresa, que pode se conhecer pessoalmente e fortalecer o senso de time e a cultura empresarial. Além da logística ser menor do que a execução de várias festas. 

Independente do formato escolhido, enviar o convite com ao menos um mês de antecedência ajuda o RH a criar expectativas para o evento e ter maior adesão. Ao longo do mês também é importante criar lembretes e contar novidades que terão na festa de final de ano.

7-Presentes personalizados

Os famosos kits de final de ano são mais comuns mas não deixam de ser válidos e especiais. Alguns itens personalizados com a logo da empresa e/ou o nome do colaborador podem ser usados o ano todo. 

Kits com canecas de café, caderno para anotações e até agenda do ano seguinte serão bem aproveitados. Acrescente itens temáticos de final de ano como um panetone, enfeite de Natal e bebidas para personalizar a experiência e dar uma verdadeira cara de final de ano.

8-Vale experiência

E se ao invés de algo físico a empresa proporcionar uma experiência ao colaborador? Podem ser desde coisas mais simples como um ingresso de cinema quanto, a depender do orçamento, o ticket de um show ou teatro. 

Boas experiências, a longo prazo, são mais marcantes do que presentes. 

Viabilizar um vale experiência pode ser feito de algumas formas:

  1. O RH compra diretamente o ingresso/ticket combinado;
  2. Saldo livre ou na categoria cultura do benefício flexível;
  3. Vale-cultura.

O vale-cultura é uma opção de benefício para lazer, o colaborador pode usar para ir ao teatro, cinema, shows e outros eventos culturais de sua escolha.

9- Happy Hour no último dia útil do ano

Para as companhias com atuação presencial o último dia útil do ano, seja dia 29/12/2023, sexta-feira ou então o último dia útil da empresa para aquelas que entram em recesso de final de ano é muito esperado.

Fazer um happy hour no último dia de trabalho torna o momento leve e descontraído. Acompanhado de uma boa playlist, chopp ou outra bebida e aperitivos os colaboradores poderão conversar e celebrar o ano que passou.

Este formato exige menos gastos e planejamento do que a execução de uma festa, pois será feito no próprio escritório e com poucos fornecedores. Além de aumentar a adesão uma vez que os colaboradores já estarão no espaço.  

10-Amigo secreto ou amigo chocolate 

Quem não gosta de uma troca de presentes, não é mesmo? O amigo secreto é uma ótima brincadeira que remete ao final de ano e pode ser tanto feito com equipes presenciais quanto remotas.

O RH pode fazer o sorteio dos nomes e enviar por email quem cada colaborador sorteou. A troca de presentes poderá ser agendada para algum dia pós expediente ou até mesmo ser durante o happy hour ou festa de final de ano, se houver um encontro presencial.

Já em equipes remotas, o presente pode ser enviado ao endereço da pessoa e até mesmo já comprado online e chegar diretamente na casa do presenteado.

O Amigo Chocolate é uma variação da brincadeira clássica que consiste em presentear apenas com chocolates a pessoa sorteada. 

Ela é uma boa opção para empresas grandes com times maiores em que nem todo mundo conhece ou tem proximidade com os colegas. O chocolate acaba tornando-se um presente mais fácil mesmo sem ter afinidade com a pessoa a que se destina. 

Conclusão

As ações escolhidas pelo RH devem considerar o porte da empresa, orçamento disponível, perfil dos colaboradores e feedbacks de outros anos. Dê preferência para ações ainda não feitas ou ações com muitos feedbacks positivos e que as pessoas queiram novamente.

Todas as ideias apresentadas podem ser adaptadas e até mesmo feitas em conjunto. 

A Vallora Benefícios tem opções de vale-natal, voucher de delivery, cartão premiação e vale-cultura para auxiliar o RH nas celebrações de final de ano. Fale com nossos especialistas para encontrar a melhor solução para a sua necessidade.

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E então, gostou das ideias? Já fez alguma delas? Use o espaço dos comentários para compartilhar outras ações que podem ser feitas no período de Natal e Ano Novo. 

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