Telemedicina: o que é, quais as modalidades e vantagens?

Benefícios
Homem fazendo uma consulta com médico via telemedicina

Durante a pandemia de Covid-19, o Brasil passou a utilizar uma modalidade de atendimentos na área da saúde que, até então, era pouco explorada: a telemedicina. 

Mas, engana-se quem pensa que a modalidade se encerrou assim que as atividades presenciais voltaram. Pelo contrário, segundo uma pesquisa feita com mais de 1000 médicos pela Universidade São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Queen Mary University of London (Reino Unido), essa modalidade deve permanecer no sistema de saúde brasileiro, especialmente para conectar profissionais na discussão de casos clínicos,  reuniões de serviço e  capacitação e atualização de conhecimentos.

Segundo a pesquisa, 76% dos médicos respondentes adotaram a telemedicina como apoio  para atendimentos clínicos. Sendo que, a maioria deles homens, jovens e do estado de São Paulo. 

Ademais, a pesquisa ainda mostrou que, o setor privado foi o maior adepto da telemedicina durante o período. Dos médicos atuantes em grandes hospitais, ¾ afirmam ter usado serviços de telemedicina, dos que atuam em pequenos hospitais e clínicas, 66,4% também confirmam seu uso, e por fim, 58% dos médicos que atuam com atenção primária são adeptos da tecnologia. 

Neste artigo, vamos explorar o tema da telemedicina e como ela funciona, suas vantagens e desvantagens e como é essa modalidade dentro dos benefícios corporativos. Vamos lá?

O que é a telemedicina?

Apesar de já ser utilizada em quase todo o mundo, no Brasil, foi somente após a pandemia da Covid-19, com a Resolução n.º 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que a telemedicina se consolidou no país. Isso porque, até então, havia um amplo debate acerca da ética, da eficácia e das questões de segurança da informação envolvendo essa modalidade de prestação de serviços médicos. 

Mas, com a resolução, a discussão toma novo caminho e facilita que profissionais de diversas especialidades e operadoras de saúde ofertem seus serviços por meio da tecnologia para muito mais pessoas e com menos custo. Além de oferecer facilidades em relação à troca de informações entre pacientes e profissionais, entre os próprios profissionais e entre planos de saúde. 

Podemos definir, então, que a telemedicina é o atendimento médico que usa a comunicação digital para oferecer cuidados médicos de forma remota à população. Estes cuidados vão desde a teleconsulta – quando o médico faz o atendimento por meio de uma chamada de vídeo com o paciente por celular ou computador – até o acompanhamento do quadro de saúde do paciente.  

Quais os principais serviços de telemedicina?

A telemedicina, apesar de ter definição própria, conta com várias práticas distintas. São elas:

1 – Teleconsulta

Mediada por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), a teleconsulta trata-se da consulta médica por meio de uma videochamada, isto é, médico e paciente estão em espaços distintos. É comumente caracterizada como “consulta não presencial” ou “consulta remota”. Nesta consulta, é possível fazer esclarecimentos, discutir sintomas, ouvir uma avaliação médica. 

2 – Teleinterconsulta

É a prática de troca de opiniões e informações entre profissionais, cujo objetivo é auxílio diagnóstico, terapêutico, clínico ou cirúrgico. Geralmente acontece quando um clínico geral ou médico de família precisa de um auxílio de um especialista, para o cliente que ele está acompanhando. Este tipo de interação pode ser síncrona ou assíncrona e ocorre por meio de sistemas que permitem a troca de informações, a discussão do diagnóstico e a elaboração colaborativa dos planos de tratamento. 

3 – Telediagnóstico

Um dos mais tradicionais usos da telemedicina, o telediagnóstico é a prática de analisar resultados de exames por meio de um sistema online, por meio de imagens e gráficos. Assim, é possível acelerar o atendimento aos pacientes, uma vez que as informações são enviadas ao especialista, que ao receber, já faz a análise e emite o laudo.

4 – Telecirurgia

É quando a cirurgia é realizada por um robô manipulado por um médico que está em outro local, isto é, a cirurgia pode ser realizada à distância. Este tipo de cirurgia foi uma das práticas regulamentadas pela Resolução CFM n.º 2.311/2022, que dispõe sobre a prática da telemedicina. 

As vantagens são a precisão que garante incisões menores, menos infecções e menor tempo de recuperação. No entanto, por necessitar de uma infraestrutura tecnológica avançada e internet de qualidade, a implementação em algumas regiões pode não ser tão simples. 

5 – Telemonitoramento (ou televigilância médica)

O telemonitoramento ou televigilância, trata-se do acompanhamento remoto de pacientes. 

Por meio de dispositivos tecnológicos, em alguns casos, agregados ou implantáveis, os médicos podem acompanhar os sinais vitais e outras informações de saúde do paciente. Assim, os profissionais podem ter informações sobre o estado de saúde destes em tempo real. 

Dessa maneira, os médicos podem fazer intervenções caso percebam alguma anormalidade. É muito útil para o cuidado de pacientes com doenças crônicas. 

6 – Teletriagem médica

Na teletriagem, os médicos podem avaliar os sintomas dos pacientes à distância usando a tecnologia. Além disso, as tecnologias também podem auxiliar no diagnóstico inicial, ou seja, na identificação de casos urgentes, no direcionamento adequado de assistência e regulação ambulatorial ou hospitalar. 

7 – Teleconsultoria médica

A teleconsultoria médica trata-se da modalidade de telemedicina que usa Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs) para a comunicação entre médicos, gestores e outros profissionais de saúde em relação a procedimentos administrativos e práticas de saúde. 

A ideia é facilitar a troca entre profissionais de mais de um segmento, ou seja, especialistas e outros profissionais da saúde, bem como os gestores das operadoras, buscando a melhor maneira de prestar o atendimento aos pacientes. 

Quais as vantagens da telemedicina?

No início da pandemia no Brasil, a telemedicina conseguiu reduzir em 64% a quantidade de pacientes que aguardavam atendimento presencial. Ou seja, foi por meio dela que se possibilitou o número de pessoas em hospitais e consequente superlotação destes. Dessa maneira, as chances de contágio foram reduzidas. 

Nesse sentido, a vantagem principal da telemedicina é a agilidade que a tecnologia proporciona para os atendimentos. Assim, a telemedicina permite que profissionais da área façam mais atendimentos diários, amplia o contato de médicos e pacientes e proporciona facilidades no diagnóstico e acompanhamento de casos específicos. 

Ademais, a troca de informações entre planos de saúde e profissionais facilita o entendimento de determinadas doenças, a velocidade no diagnóstico, permite melhores tratamentos e a troca entre médicos generalistas e especialistas. 

Isso sem contar que, o uso de tecnologias permite diagnósticos mais precisos e o avanço da medicina para soluções mais atuais e eficazes. 

E não se pode esquecer, ainda, que, em casos de pessoas com deficiência (PCDs) ou pacientes com alguma comorbidade, a telemedicina pode ser um meio mais acessível, principalmente para aqueles cuja dificuldade é a locomoção dentro de prontos-socorros, clínicas e hospitais. 

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Vantagens de serviços com telemedicina como benefícios corporativos

As vantagens ao oferecer serviços que contam com telemedicina para os seus colaboradores são inúmeras. Primeiro, porque economiza o tempo de deslocamento destes, reduzindo o tempo de ausência do trabalho quando a consulta ocorre durante o expediente. 

Além disso, ela possibilita que os colaboradores, após fazer seus exames laborais – aqueles obrigatórios para o exercício profissional, recebam os resultados sem a necessidade de se deslocar para buscá-los, mantendo a produtividade da empresa em dia. 

Também permite que os colaboradores da empresa tenham acesso a profissionais de qualquer lugar, assim, em casos em que a cidade não possui o profissional da especialidade que o colaborador necessita, ele pode se consultar com um profissional de outra cidade via telemedicina. 

As consultas via telemedicina também são mais curtas e os profissionais podem voltar à atividade laboral mais rapidamente – em casos em que não seja necessário um atendimento de urgência. 

Isso sem contar que o preço da telemedicina é menor que o de uma consulta presencial, o que é uma vantagem tanto para a empresa, quanto para o colaborador, em especial nos casos em que o plano de saúde é co-participativo. 

Por fim, os colaboradores percebem a vantagem do benefício, o que aumenta a produtividade, a satisfação com a empresa e reduz o turnover (entradas e saídas de colaboradores). Isso sem contar na imagem que a empresa passa a ter perante o mercado para atração de novos talentos.

Vantagens de contratar a solução da Vallora 

A Vallora Benefícios possui uma solução de cuidado completo para os colaboradores e sua família que vai além dos planos tradicionais. 

Com o VCuida, o colaborador pode fazer consultas via telemedicina sem filas e com médicos de excelência. Além disso, tem acesso à assistência residencial, cobertura contra acidentes com indenização, assistência funeral, diária de internação hospitalar e descontos na compra de todos os medicamentos. Tudo isso para o colaborador e sua família. E ainda o colaborador pode concorrer a prêmios de até R$10.000 em sorteios mensais. 

É a escolha certa para empresas que valorizam o bem-estar dos colaboradores!

Conclusão

Em resumo, então, a telemedicina é uma ótima opção de atendimento médico e de profissionais da saúde no geral por meio de tecnologias, que facilita e acelera o atendimento, proporcionando condições de saúde para trabalhadores que até então não possuíam acesso. 

É uma forma de ter um atendimento holístico, isto é, que atende a todos os pontos da saúde da população. 

Contar com esse tipo de serviço é muito vantajoso para empresas, uma vez que aumenta a produtividade, reduz o tempo que colaboradores usam para consultas médicas e garante acompanhamento de saúde e prevenção para os funcionários. 

Perguntas frequentes 

  • Como funciona a consulta de telemedicina?

A consulta na telemedicina acontece por meio de uma chamada de vídeo, por ligação ou até chat. Algumas empresas de saúde usam softwares específicos para estes atendimentos e fazem as consultas por eles também. A vantagem é que médico e paciente não precisam se deslocar para o atendimento. 

  • Qual a diferença de teleconsulta e telemedicina?

A teleconsulta é um tipo de serviço ofertado pela telemedicina. Já a telemedicina são todos os serviços ofertados com auxílio das Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs),  como a teleconsulta, telediagnóstico, teletriagem, telecirurgia, entre outros. 

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