Liderança humanizada: você está aplicando no seu negócio?

DICA
Equipe de empresa com liderança humanizada

Para que um negócio cresça, as empresas precisam de um recurso extremamente importante: o capital humano. A percepção da importância deste recurso ganhou força com a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, então, um conceito que também cresceu e se estabeleceu foi o de liderança humanizada. 

Devido à fragilidade do momento e necessidade de adequação pela qual a humanidade passou, as empresas entenderam que havia uma necessidade de um ambiente profissional com empatia, escuta ativa, flexibilidade, entre outros. 

Assim sendo, empresas de diversos segmentos têm buscado por esse tipo de liderança, visando o bem-estar dos colaboradores, junto ao desenvolvimento de equipes e ganho de produtividade. 

Apesar disso, o conceito ainda é tratado por algumas empresas como um modismo, algo passageiro ou até, como uma necessidade secundária.  

Neste artigo, buscamos, então, desmistificar o conceito de liderança humanizada e apresentar os benefícios e pilares para aplicar no seu negócio. Vamos lá? 

O que é liderança humanizada?

Uma liderança humanizada, como já falamos, é um tipo de liderança que se utiliza da empatia, da escuta ativa, flexibilidade, e da preocupação com a qualidade de vida para lidar com os colaboradores. 

Segundo Marcos Wunderlich, no artigo Liderança Humanizada: o segredo da alta performance 

“O líder com visão humanizada entende que qualquer pessoa pode ser talentosa no seu contexto de entendimento e experiência” 

Ele também afirma que, nesse tipo de liderança, a motivação também é um fator de grande importância e ela se dá por meio do tratamento individual de cada colaborador, verificando seus anseios e capacidades. É, então, um estilo de liderança que coloca as necessidades dos colaboradores como prioridades da empresa.

É um conceito que desmistifica aquela ideia que se tinha de que é possível separar a vida pessoal do trabalho, e entende que, a vida pessoal precisa ser vivida com qualidade para que a vida laboral tenha melhores resultados. 

Os Pilares da liderança humanizada

Podemos elencar 4 pilares que conferem a uma empresa sinais de liderança humanizada. São eles: 

  • Comunicação clara e multilateral;
  • Foco nos colaboradores;  
  • Integração entre equipes;
  • Flexibilidade e autogestão 

Vamos ver com detalhes sobre cada um deles

Comunicação clara e multilateral 

Uma liderança humanizada é aquela que possui uma comunicação clara e multilateral com sua equipe, isto é, evita-se ao máximo falhas de comunicação e todos têm oportunidade de dar sugestões e opiniões. 

Isso significa, portanto, que os líderes humanizados buscam ouvir os feedbacks do seu time e também abrem um caminho para que esses feedbacks aconteçam de forma 360º. 

A CEO da Vallora Benefícios, Indianara Buratto, afirma que o ponto central de uma liderança humanizada é a escuta ativa e a comunicação. Para ela, o alinhamento de expectativas é o que faz a diferença no dia a dia de um negócio: 

“ Muitas vezes, empresários reclamam que algum profissional não entrega ou que não é bom. Mas, na realidade, não há conversa na empresa. Não tem alinhamento, não tem desenvolvimento, não tem a expectativa sendo dita… Quando o colaborador entender que ele pertence à empresa, qual o papel dele e que este é fundamental para chegar num objetivo maior, ele fica mais engajado e produtivo.” 

Ainda complementa que engajar e desenvolver profissionais, e fortalecer a cultura fica muito mais difícil quando a comunicação não está alinhada. 

Foco nos colaboradores 

Já falamos um pouco sobre, mas é importante entender que, uma liderança humanizada precisa identificar as necessidades dos colaboradores e propor maneiras para que a sua qualidade de vida aumente. 

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio dos feedbacks antes mencionados, mas também com flexibilidade de carga horária e necessidades pessoais, benefícios corporativos, espaço para desabafos, ações de promoção de saúde e muito mais. 

Vale lembrar que, o foco nos colaboradores também tem relação com desenvolvimento de carreira. É essencial, então, contar com um plano de carreira e desenvolvimento de habilidades por meio de cursos, palestras, workshops, novos desafios, entre outros. 

Para Indianara, o foco nos colaboradores vem também da valorização e conexão com o profissional. Logo, os benefícios corporativos têm papel importante nesse sentido. Ela afirma que:

“Os benefícios corporativos vêm para reter, atrair e manter profissionais. Afinal, se eu quero bons profissionais na minha empresa, eles precisam estar satisfeitos. Claro que, sozinhos, os benefícios corporativos não fazem milagre, mas com certeza colaboram para maior satisfação profissional”. 

Integração entre as equipes

“Sozinhos chegamos mais rápido, mas juntos, vamos mais longe” é uma frase muito famosa do universo corporativo, e é também muito verdadeira.  

Isso porque, a frase é uma maneira de mostrar que uma empresa com comunicação clara e equipes integradas têm melhores resultados. A integração de equipes traz uma ideia de time, que motiva os colaboradores a fazer mais pelo fato de serem uma equipe. 

Mas, para a existência da integração é necessária uma cultura organizacional muito forte. “O ponto crucial de uma empresa que tem produtividade e que de fato tem a satisfação dos colaboradores, é manter a cultura forte de pé”, relata a CEO da Vallora Benefícios. E ainda exemplifica essa questão, usando a empresa como exemplo:

“Isso é uma atividade muito difícil e é top-down, isto é, vem de cima para baixo. Então, a primeira coisa que eu trabalho na empresa é que os colaboradores saibam o que a Vallora Benefícios é: quais são os nossos valores? Em que acreditamos? E deixamos isso muito claro, em pequenas atitudes no dia a dia. No que está intrínseco. Acaba sendo pelo exemplo.” 

Ela ainda complementa que, com a cultura forte, a equipe fica mais integrada e acaba se ajudando. Então, o time é protagonista para realizar suas atividades, mas como todos sabem onde tem de chegar, porque o resultado é coletivo, acaba acontecendo essa ajuda recíproca. 

Flexibilidade e autogestão

Já é sabido que o microgerenciamento traz diversos problemas para uma equipe, além de desmotivar colaboradores que estavam motivados, faz com que a produtividade despenque, uma vez que pode mexer com a segurança do colaborador. Assim, criar métodos para autogestão na equipe é essencial em uma liderança que se pretende ser humanizada. 

Além disso, a humanização de uma empresa se reflete também na flexibilidade que essa empresa possui. Por exemplo, saídas para médicos ou para resolução de problemas, velórios, trabalho no horário de maior produtividade, são todos pequenas permissões e ações que mostram que a empresa se preocupa com o colaborador e entende seus momentos de necessidade. 

Este comportamento apresenta indícios de que, esta empresa tem uma cultura positiva, e os colaboradores que nela atuam têm maior qualidade de vida. Por consequência, é mais feliz e apresenta melhores resultados no trabalho, isso sem contar que, possibilita a criação de colaboradores fiéis à empresa, ou seja, também auxilia na retenção de talentos.

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Quais as vantagens da liderança humanizada?

Algumas vantagens da liderança humanizada já foram descritas acima, mas para agrupá-las e para que você compreenda com mais facilidade, separamos uma lista com as principais: 

  • Aumento de produtividade;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Retenção de talentos;
  • Aumento nos lucros;
  • Atração de investidores;
  • Cultura forte e consolidada.

Como aplicar a liderança humanizada no meu negócio?

São vários os caminhos para aplicar a liderança humanizada em um negócio, mas o primeiro passo é, sem dúvidas, a formação das próprias lideranças. Para isso, conteúdos, práticas de autoconhecimento, workshops e cursos que auxiliam na liderança são bastante indicados.

Conhecimento é sempre o melhor caminho nesse sentido. Você pode mostrar, por exemplo, para os líderes do seu negócio, este vídeo aqui e buscar motivá-los a serem líderes melhores: 

Também é importante que os líderes busquem uma conexão maior com seus liderados e, para Indianara, esta vêm com a empatia e pela comunicação. Ela ainda completa:

“Quanto mais eu converso, mais a conexão fica alinhada, né? Então as chances de gerar ruídos, de não entender uma expectativa é muito menor. É preciso se conectar, ter olho no olho. Eu me conecto sendo empática, tendo interesse real pelas dores do meu profissional. Com escuta ativa!”

Além disso, o autoconhecimento para a equipe também é essencial para que, em reuniões de feedbacks e alinhamentos, o colaborador possa mostrar como prefere que seja a conversa e ambos, líder e liderado, podem ser mais empáticos um com o outro também. 

Assim como, testes de personalidade feitos em grupo podem auxiliar, por exemplo, na integração da equipe e facilitar as trocas. 

Isso porque, seja entre colegas ou com a liderança, as personalidades são distintas, alguns colaboradores podem ser mais sensíveis que outros e, a depender da maneira como o retorno é dado, pode desmotivar alguém que estava motivado, por exemplo. 

Ademais, manter a clareza em todas as atividades e buscar compartilhar decisões e direcionamentos com a equipe fará com que esta sinta que “é parte de algo”, assim, os resultados acabam sendo ainda melhores. 

Por fim, lembre-se: deve ser implementada a cultura de priorização do colaborador, ou seja, buscar maneiras de valorizar quem está ali todos os dias trabalhando, por meio de benefícios corporativos, salário, auxílios, flexibilidade, entre outros. 

Para contratar benefícios corporativos para o seu negócio, conheça as soluções da Vallora Benefícios. 

Conclusão 

A liderança humanizada é, então, um conceito cuja aplicação traz resultados positivos tanto para os colaboradores, como para as empresas. 

Empresas que não aplicam esse tipo de liderança costumam ter maiores dificuldades na retenção de talentos, na produtividade da equipe, na lucratividade, entre outros. 

Isso porque, colaboradores que possuem maior qualidade de vida costumam apresentar melhores resultados. 

Perguntas frequentes

O que é um líder humanizado? 

Um líder humanizado é aquele que tem, como sua prioridade, o bem-estar dos colaboradores da equipe, portanto, faz uma escuta ativa das necessidades, apresenta e se permite receber feedbacks, busca promover ações de bem-estar, como benefícios corporativos e incentivos à saúde e ainda, busca a valorização e integração do time. 

Quais são os principais pilares para a liderança humanizada?

Os principais pilares da liderança humanizada são: a comunicação, a integração, o foco nos colaboradores, a flexibilidade e a autogestão. 

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