O mercado de trabalho está preparado para profissionais 50+?

DICA

Há uma falsa ideia de que profissionais com mais de 50 anos de idade estão apenas pensando na aposentadoria, atrasados e são pouco inovadores. Contudo, o mercado de trabalho 50+ traz apenas ganhos a companhia contratante.

O mercado de trabalho sofreu mudanças significativas na última década, as empresas não funcionam mais como há 10 ou 20 anos atrás. Hoje, precisam atentar-se ao uso de inteligências artificiais, metodologias ágeis, formatos de trabalho remotos ou híbridos que exigem uma ótima comunicação organizacional, além das tecnologias que estão sempre mudando.

Essa nova forma de pensar o trabalho valoriza a juventude que são nativos digitais e ignora profissionais seniores com grande experiência de mercado.  

Os profissionais a partir dos 50 anos tem dificuldade de entrar no mercado de trabalho e até mesmo se manterem nos seus empregos ou serem promovidos, pela valorização dos mais jovens.

Fruto de um etarismo que entende que profissionais mais velhos estão ultrapassados e portanto não agregam no negócio. Contudo, isto é mais um preconceito do que uma realidade. 

A vasta experiência de mercado de profissionais seniores agrega em diversas áreas, algumas competências que profissionais jovens não têm pelo tempo de mercado.

A mescla de gerações e portanto faixas-etárias pode ser o mais benéfico para a empresa, já que a diversidade impulsiona a inovação, um complementa o outro.

Neste artigo, vamos falar sobre como as empresas devem evitar o etarismo e quais políticas de inclusão adotar para profissionais de 50+. Também traremos dicas aos profissionais para manterem-se atualizados e em crescimento no mercado.

Trataremos no texto:

  1. Contexto do mercado de trabalho 50+ no Brasil;
  2. Como se diferenciar enquanto profissional 50+;
  3. Vantagens de contratar profissionais 50+ na sua empresa;
  4. Boas práticas para evitar o etarismo;
  5. Iniciativas na área de empregabilidade dos 50+ para se inspirar;
  6. Conclusão.

Contexto do mercado de trabalho 50+ no Brasil

Hoje o Brasil tem 54 milhões de pessoas com mais de 50 anos e estima-se que em 2045, metade da população será idosa. A expectativa de vida também tende a aumentar, em 2050 deve ser de 82 anos para homens e 86 anos para mulheres. O resultado do alargamento do topo da pirâmide etária é que o profissional deverá trabalhar mais anos e se aposentar mais tarde. Assim, a população a partir dos 50 anos será mão de obra indispensável. 

O aumento da expectativa de vida é reflexo da qualidade de vida conquistada na última década, vive-se mais e melhor. Assim, é comum ouvir o jargão de que os 40 anos são os novos 20 e os 60 anos os novos 40. Apesar da brincadeira com os números não poderia ser mais verdade, profissionais mais experientes são super ativos no mercado e buscam crescer mesmo sem estar em início de carreira. 

Como se diferenciar enquanto profissional 50+

O preconceito com a idade não invalida o conhecimento profissional de forma alguma, mas se apresentar melhor no mercado de trabalho pode ser um aliado, para isso separamos algumas dicas.

Esteja atualizado na sua área de atuação e também nas novas tecnologias de mercado! Isto não significa fazer uma nova graduação ou uma pós-graduação, apesar de ser possível se for de seu interesse. Na era da internet, há muito conteúdo gratuito disponível em blogs, vídeos do Youtube, portais e mais. Além de cursos rápidos de capacitação e atualização profissional, leituras de livros e revistas. O mais importante é ser ativo na busca pelo conhecimento.

Valorize suas experiências e competências! Por mais que o novo seja importante, há conhecimentos que apenas uma experiência sólida no mercado proporcionam. Entenda quais suas competências e valorize-as. Pode ressaltá-las no currículo, em conversas com a equipe da empresa que trabalha ou em processos seletivos que esteja prestando.

Demonstre suas ambições e projetos profissionais dentro do ambiente de trabalho. Deixe que as pessoas saibam o cargo que almeja, as metas que quer bater, os estudos que tem feito. O movimento de demonstrar comprova que você não está parado e ainda trará muitas inovações para a companhia.

Vantagens de contratar profissionais 50+ na sua empresa

A chamada economia prateada representa a terceira maior do mundo, pessoas 50+ movimentam 1,8 trilhões de reais no mercado mundial. Só no Brasil são 20% do consumo total do país e 64% das pessoas com mais de 60 anos são provedoras, ou seja, precisam de renda. 

Muitos homens e mulheres nesta faixa de idade estão em plena atividade e no auge da sua performance profissional, muito qualificados. São mais engajados e têm menor rotatividade nas empresas. 

Habilidade comuns aos profissionais 50+ são:

  1. Visão de negócio, pela experiência e maturidade;
  2. Sabem mediar conflitos;
  3. Boa comunicação interpessoal;
  4. Capacidade de resolver problemas. 

Boas práticas para evitar o etarismo

Se você é gestor ou gestora em uma empresa e quer evitar cair no etarismo, pode seguir alguns passos.

Na hora de abrir as vagas de emprego, deixe explícito que aceita profissionais 50+, muitas vezes estes profissionais não se inscrevem por acharem que a empresa não irá aceitar. Ainda mais se for uma vaga de nível júnior ou alguma empresa de tecnologia.

Ofereça treinamentos aos profissionais da empresa para que se capacitem e possam desenvolver-se e crescer dentro do ambiente de trabalho, até mesmo aos seniores que talvez você acredite não precisarem mais de treinamentos. Além de se sentirem valorizados, trarão ainda mais resultados ao setor. 

Promova uma troca produtiva entre as gerações de diferentes faixas etárias que trabalham no local. Uma vez que os mais jovens podem ser mais desenvolvidos em tecnologias por serem nativos digitais e os mais velhos têm mais inteligência emocional e entendimento de gestão dos negócios, além de conhecimento técnico nas áreas que são especialistas, unir estas habilidades é a fórmula da produtividade corporativa. 

Iniciativas na área de empregabilidade dos 50+ para se inspirar

Algumas empresas contam com programas específicos para empregar colaboradores 50+, são iniciativas que visam a inclusão e diversidade nas equipes. Mas lembre-se caso sua empresa não possa fazer um programa específico pequenas ações como as faladas no tópico anterior já ajudam a evitar o etarismo. 

Alguns cases que separamos:

  1. A PWC criou o projeto Senior Citizens e contratou seus 5 primeiros talentos acima dos 50 anos;
  1. A Gol percebeu que seus funcionários na faixa dos 50, 60 e 70 anos eram mais comprometidos, dedicados e com um engajamento muito acima da média  criou o Experiência na Bagagem para empregar outros profissionais destas idades;
  1. A Tokio Marine, em 2017, criou o programa “Toque de Vivência” e contratou colaboradores acima de 50 anos para atuar no atendimento ao cliente;
  1. O Sebrae, em 2017, contratou 510 consultores de crédito todos maiores de 60 anos de idade e no modelo home office, provando que podem sim se adaptar ao digital;
  1. O  programa 50+ da Vivo só em 2021  já contratou 49 colaboradores de 50+ para áreas de CX (experiência com o cliente), B2B, lojas, engenharia, TI e call center;
  1. A Pepsico apostou no programa Golden Years. Desde o início do projeto, mais de 350 profissionais já foram contratados;
  1. Por fim, para quem desejava transicionar para a área de vendas e tem mais de 50 anos, a Unilever começou com o programa piloto Senhor Estagiário.

Conclusão

Ter oportunidades para profissionais mais velhos na sua empresa, apenas irá agregar a companhia. As habilidades de quem já tem experiência no mercado são múltiplas e não se engane, não é porque um profissional passou dos 50 anos que está acomodado sem querer crescer profissionalmente.

E caso sua empresa já empregue bons profissionais acima dos 50, valorize-os, ofereça bônus por metas batidas, cursos e eventos e benefícios corporativos. Os benefícios são uma maneira de incentivar o colaborador e melhorar seus ganhos sem alterar o salário diretamente. Quer conhecer as possibilidades de benefícios para a sua empresa e quais fazem mais sentido para o grupo 50+?

Entre em contato com a Vallora que podemos te ajudar.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Compartilhe este post

Ler mais