Equipe motivada home office, como conseguir?

DICA

Um dos maiores desafios que enfrentamos desde o início da pandemia – além dos fatores de saúde – é a equipe motivada home office. Isso se deve em muito ao afastamento físico gerado pelo trabalho remoto, o bendito “home office”. Ainda que algumas organizações já utilizassem esse formato de trabalho, a grande maioria foi “forçada” a se render durante os anos de 2020 para cá.

De forma geral, é certo que as empresas passaram por duros períodos, tendo que se reinventar e muitas vezes, se redescobrir. Dentre muitas mudanças, o home office foi a grande adaptação para diversas empresas. Mas com as equipes “desmembradas” e espalhadas por suas casas, como manter a equipe motivada?

Equipe motivada home office, como conseguir?

O papel do líder: mais do que nunca, a peça chave do sucesso

Na Vallora, estamos continuamente levantando a bandeira do nosso lema: quem valoriza pessoas, impulsiona negócios. Também erguemos a voz para anunciar a importância de se tratar todos com igualdade, respeito e dignidade. No entanto, a atenção que precisamos dar aos líderes, é ainda maior e mais urgente. Isso porque, no atual cenário, o alinhamento e cuidado com os líderes se intensifica, para que eles sejam devidamente capacitados a motivar suas equipes.

Naturalmente, quando um líder está impregnado da cultura da organização, ele está melhor preparado para multiplicar essa cultura dentro de sua equipe. A visão alinhada com os interesses da empresa, é o ponto de partida, para preservar a conexão das pessoas. Afinal, quando todos visam o mesmo objetivo, fica mais viável e possível a realização dele.

Nosso primeiro alerta é este: invista em seus líderes. Indo além dos investimentos técnicos e de cunho profissional, mas investir na unidade destes líderes. Um corpo de gestores altamente alinhado, está apto para engajar e motivar seus liderados. A chave mestra do sucesso nessa empreitada, está nesse segredo que acabamos de te contar. Mas, e depois que esses líderes são capacitados, quais ações práticas vão aumentar a motivação do time?

Confira abaixo, as dicas que selecionamos para auxiliar você e sua empresa nesse desafio:

1.ª Dica para equipe motivada — Mantenha uma comunicação clara e constante

Apesar da distância física, a comunicação precisa ser constante e muito clara. Cabe ao líder reforçar essa importância. Se esforçando para ser um exemplo nesse quesito. Uma comunicação clara, é aquela que não deixa dúvidas ou ruídos. Comunicação constante, não funciona com inúmeras reuniões ou e-mails sem propósito. Mas com a informação pertinente a cada momento.

Leia também: Aumento de salário ou benefícios para os colaboradores?


É muito comum que, devido a toda reestruturação desses últimos tempos, existam diferentes atualizações dentro da empresa. São essas mudanças, da menor a maior, que precisam ser bem comunicadas. A cultura e rotina de feedback também precisa ser implantada e bem praticada. Saber falar e saber ouvir, é algo poderoso para “diminuir” a distância e manter a unidade e motivação da equipe. Para que todos possam exercer bem as suas funções, é preciso que a comunicação flua com rapidez e eficácia.

2.º Dica para equipe motivada — Esteja atento ao comportamento das pessoas

Um grande desafio para manter a equipe engajada, é entender as aflições de cada pessoa. Os problemas surgem, e afetam a individualidade de cada um. São poucas as pessoas que, frente aos seus dilemas e lutas pessoais, conseguem se manter focadas e produtivas.

Com base nisso, o desafio para o líder é perceber qual profissional está apresentando um mau comportamento. Ou até mesmo está enfrentando seus problemas. Qual a diferença e importância disso? Bem, o principal ponto aqui é entender que não é possível engajar e motivar aquela pessoa que já não tem mais compromisso com a empresa. Enquanto, aquele empregado que está vivenciando lutas, como crises financeiras ou até mesmo o luto,  pode desejar um bom resultado mas não o está conseguindo entregar.

É justamente nesse exemplo, que o líder precisa analisar com muita qualidade e cuidado cada caso. Visto que, o senso de justiça com o tratamento da equipe, tem muito peso no clima e motivação de todos. A organização acerta em cheio, quando consegue ser compreensiva e sensível com aqueles que precisam. De igual modo, também acerta muito, quando corrige o comportamento de quem está aproveitando o home office para não cumprir sua parte. A atenção as pessoas, é o melhor caminho!

Leia também: Uma boa gestão de benefícios para seu time, razões para investir!

3.ª Dica para equipe motivada — Perceba sobrecarga de trabalho

Em continuidade a dica anterior, é de igual valor, enxergar as demandas e tarefas de todos. Uma boa distribuição de trabalho, e um equilíbrio dos resultados conquistados, aumentam demais a motivação de todos. Novamente, o senso de justiça e igualdade, anima as pessoas, e faz com que a dedicação seja fortalecida, pois todos percebem cada um cumprindo a sua parte.

Muito diferente disso, o desânimo vem quando os profissionais percebem que apenas um ou dois na equipe assumem muitas responsabilidades. O melhor a se fazer é aumentar os meios de controle e gestão de produtividade, e semanalmente apresentar esses resultados e cobranças para todos. Cancelando assim, qualquer tipo de opiniões que possam se levantar contra a unidade e motivação das pessoas. Quanto mais claro for para todos, o papel de cada um, a expectativa de cada função, mais em sintonia e unidade essa equipe vai andar.

5.ª Dica para equipe motivada — Exercite o reconhecimento

Sabemos que trabalhar da sua casa já é desafiador, pois não são todas as pessoas que possuem um ambiente preparado e tranquilo para trabalhar. Existem diversos profissionais que mergulharam no home office. Trabalhar em uma casa com parentes, crianças, gato, cachorro e papagaio. Esse ambiente mais tumultuado, exige muito mais esforço do profissional que agora precisa apresentar resultados nessa condição. É resiliência que precisamos desenvolver, mas isso não é fácil.

Diante da complexidade disso, o reconhecimento por parte dos líderes, é fundamental. Não apenas reconhecimento financeiro. Afinal algumas organizações tiveram que enxugar custos. E podem gerar promoções. Mas principalmente o reconhecimento pelos méritos, pelos esforços e pela dedicação. O reconhecimento com palavras, com a prática de evidenciar publicamente os que se destacam. Compreendendo que uma palavra, tem poder de animar o dia de uma pessoa!

Essas são apenas algumas dicas daquilo que pode ser feito. O líder exerce o papel fundamental nesses desafios, e pode ser o maior aliado da diretoria e do RH. Na Vallora, nos dedicamos a cuidar e vallorizar as pessoas! Seja na empresa, seja trabalhando de casa, elas permanecem sendo o principal ativo do seu negócio. Se esse material falou com você, compartilha e faz chegar em mais pessoas. Forte abraço, até a próxima!

Compartilhe este post

Ler mais