People analytics: o impacto da análise de dados de colaboradores nas empresas

DICA
Equipe de People Analytics se reúne para analisar dados de colaboradores

A análise de dados de colaboradores na gestão de pessoas não é uma atividade tão recente. Alguns estudiosos afirmam que esta análise possui origens nos desenvolvimentos de Taylor (1911). Mas, foi com o desenvolvimento tecnológico que o termo “People Analytics” passou a ser utilizado. 

Foi também com o desenvolvimento tecnológico que, além desta área ter sido implementada nas empresas, surgiram as ferramentas voltadas para essas análises. 

Neste artigo, vamos abordar as metodologias para a implementação do People Analytics, além de entender como isso impacta os resultados referentes à gestão de pessoas. 

O que é o People Analytics?

Analytics, que em português significa inteligência analítica, é um campo de estudo e pesquisa que usa os dados para encontrar padrões e decifrá-los. Assim, People Analytics é uma área que faz parte do setor de gestão de pessoas como foco na análise do comportamento dos colaboradores de uma empresa, para auxiliar na tomada de decisões.

O termo foi cunhado pela primeira vez pela gigante da tecnologia, a Google. Quem apresenta isto é Mike West, ex-funcionário da empresa, no artigo “Qual a história do People Analytics?”. Já no Brasil, o conceito se desenvolveu com a criação de uma pós-graduação no tema, pela Fundação Instituto de Administração (FIA), que se popularizou e culminou também na criação da Comissão de People Analytics pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). 

O conceito passou a se difundir, então, pelo país e é uma abordagem que coleta, organiza e diagnostica dados sobre os colaboradores por meio de sistemas, cruzando as informações e otimizando a gestão de recursos humanos. 

Onde aplicar o People Analytics

O People Analytics pode ser utilizado para diversas atividades do RH, como:

 

  • Avaliação de candidatos nos processos seletivos;
  • Melhorias em ações de retenção de talentos;
  • Treinamentos das equipes;
  • Avaliações de desempenho e feedbacks;
  • Melhorias em relatórios de resultados;
  • Previsões e projeções para tomar decisões;
  • Formação de lideranças e guia de carreiras. 

Quais os benefícios?

Segundo uma pesquisa da McKinsey feita com 100 empresas brasileiras entre 2021 e 2022, 80% das empresas que utilizam People Analytics afirmam que há uma melhora na qualidade das decisões do RH. 

Uma dessas decisões é em relação às contratações. Com ferramentas que coletam informações sobre os candidatos e agrupam as opções com maior fit cultural com a empresa, auxiliando assim, no processo de atração de talentos. Segundo pesquisa da Deloitte, 50% das empresas que utilizam People Analytics na contratação afirmam melhorias na qualidade das contratações. 

O mesmo vale para a retenção, uma vez que por meio de dados relacionados a fit cultural e desempenho, é possível optar por colaboradores com mais sintonia e maiores resultados, assim como, se pode identificar colaboradores que necessitam de algum treinamento extra ou atenção especial relacionada a rendimento. 

Além disso, é possível identificar gaps nas lideranças, por exemplo, com dados de pesquisas de clima. Na área de benefícios, pode ajudar a definir as melhores opções por colaborador. E na área de treinamentos ajuda a identificar as maiores dificuldades e habilidades que necessitam maior desenvolvimento em cada colaborador. 

Como funciona o People Analytics?

O People Analytics é dividido em três etapas: coleta, análise e visualização.

Coleta

Como o próprio nome diz, a coleta é a captação dos dados. Nessa primeira etapa a área de People Analytics irá fazer a coleta de dados, por exemplo, por meio de avaliações de desempenho, absenteísmo, pesquisas de clima, etc. Vale destacar que é possível também fazer pesquisas externas com colaboradores em prospecção. 

Essa coleta pode ser feita interna e externamente por meio de pesquisas em e-mail, redes sociais, plataformas de recrutamento, entre outros. 

Análise 

Na etapa de análise é quando ocorre a separação dos dados. Para isso, técnicas como data mining e a clusterização podem ser utilizadas. 

Além disso, modelos estatísticos, regressão linear, Machine Learning e outros conceitos comumente citados quando falamos de análise de dados e Big Data, também podem ser aplicados na etapa de análise. 

Todas essas técnicas fornecem insights valiosos que serão utilizados para as tomadas de decisão da empresa. 

Visualização 

Por fim, a última etapa é a visualização (ou modelagem). Trata-se da atividade de fazer um cruzamento entre os dados para aferir determinados resultados. 

Com a visualização, é possível identificar os resultados com mais clareza e tomar decisões melhores. 

Para essa etapa, é importante contar com ferramentas como softwares de Business Intelligence (BI), planilhas ou ferramentas propriamente desenvolvidas para a People Analytics. 

Tipos de análise e ferramentas de People Analytics

Dentro do Analytics, podemos indicar 4 tipos de análise: 

  • Descritiva: A análise descritiva é utilizada para a seleção e organização de dados de fatos ocorridos no passado. Geralmente, para a condensação e separação dos dados nesse tipo de análise são usadas ferramentas de Business Intelligence (BI). 
  • Preditiva: Nesse modelo, também se usará dados de fatos já passados, entretanto, a ideia é fazer uma “previsão” do futuro. Ou seja, com base em dados já sabidos, fazer uma suposição de acontecimentos e tomar decisões baseadas nisso. É importante lembrar que, aqui não estamos falando de chutes ou adivinhações, mas de probabilidade e estatística, isto é, os possíveis resultados são previstos por meio do estudo dos dados. 
  • Diagnóstica: A análise diagnóstica se assemelha à descritiva no modo como se olha para os dados, entretanto, enquanto na análise descritiva tenta-se entender o que aconteceu, na diagnóstica o objetivo é entender por que aconteceu. Ou seja, quais as causas para determinado resultado de uma ação.
  • Prescritiva: Por fim, a análise prescritiva é a que levantará hipóteses acerca das consequências de determinada decisão. Além de levantar dados sobre determinadas mudanças sociais, por exemplo, o uso de IA. Pode ser alinhado, portanto, à área de estudo de tendências. 

Todas essas análises podem ser realizadas no People Analytics por meio de ferramentas distintas, algumas empresas optam por utilizar ferramentas de BI, outras preferem usar planilhas como as feitas no Excel.  Além disso, pode utilizar ferramentas especializadas, por exemplo, os softwares de gestão de RH. 

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Como implementar People Analytics?

A implementação do People Analytics deve ser realizada em alguns passos:

1 – Escolha da ferramenta 

Como falamos, existem diversas ferramentas de People Analytics, como os softwares de gestão de RH, planilhas e ferramentas de BI. Mas, é importante ter cautela ao escolher qual será utilizada no seu negócio. 

Por exemplo, se sua escolha for uma planilha, quem será responsável por manuseá-la? Esse questionamento é necessário, primeiro porque o time ou o responsável precisa entender de Excel, por exemplo. E, em segundo lugar, é preciso ter cuidado para que a planilha não seja manuseada por muitas pessoas, já que assim, o risco de perda e vazamento de dados é alto. 

Já se a escolha for um BI, também será necessário alguém com esse conhecimento para o manuseio e por fim, no caso do software de gestão de RH, questões como uso, orçamento e funcionalidades exigidas serão levantadas.

2 – Treinamento da equipe

Caso a empresa opte por utilizar um software, será necessário acompanhar e distribuir o conhecimento sobre esse tipo de sistema, assim como o BI. Empresas que ofertam esse tipo de serviço costumam oferecer treinamentos de uso do sistema e implementações. Além disso, na internet também é possível encontrar vídeos que auxiliem no uso desses sistemas. 

Já no caso das planilhas, também existem cursos de Excel que podem ser comprados ou feitos gratuitamente na internet – caso a equipe não saiba usar o programa. 

3 – Comece com os dados que já existem 

Antes de começar a usar um sistema de People Analytics, muitas equipes podem sentir falta de alguns dados. Entretanto, o mais indicado é começar a usar a ferramenta escolhida com os dados que a empresa já possui e alimentá-la aos poucos. 

4 – Faça análises a longo prazo 

Análises pontuais comumente não representam a realidade de um negócio. Logo, para uma boa estratégia de People Analytics, o mais indicado é coletar os dados ao longo do tempo e fazer as análises a partir de dados mais perenes. 

5 – Foque nas atividades mais relevantes

O People Analytics serve, em especial, para elaborar estratégias e implementar ações que melhorem a qualidade de vida no trabalho e ajudem a empresa a se tornar – ou se manter – como uma marca empregadora. Além disso, serve para aumentar a produtividade da equipe e a lucratividade da empresa. 

Conclusão 

O People Analytics é uma área da gestão de pessoas que se atenta em coletar os melhores dados dos colaboradores e auxiliar na elaboração de estratégias visando a melhoria na relação da empresa com o trabalhador, bem como, nas tomadas de decisões relacionadas à gestão de pessoas. 

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