Adiantamento salarial, na prática, é um valor recorrente ou extraordinário que a empresa paga ao colaborador após o dia 20 do mês. Este valor é posteriormente descontado do próximo salário a ser pago.
Falar sobre dinheiro pode ser um tabu em várias empresas, muitos acreditam que o salário é pago e cada colaborador deve lidar com as suas próprias finanças sem intervenções no ambiente de trabalho.
Contudo, preocupações financeiras causam ansiedade, insônia e dificuldade de concentração para realizar as tarefas cotidianas, o que impacta na produtividade.
Dívidas e emergências como a internação de algum familiar, perda de algum bem de valor, acidentes de trânsito ou domésticos demandam um dinheiro fora do orçamento fixo familiar.
Muitas famílias não têm uma reserva financeira ou rede de apoio que possam contar e sentem com mais frequência os impactos psicológicos das preocupações financeiras.
As dívidas no cartão de crédito e por empréstimos a juros altos são os casos mais comuns de endividamento. Em 2022, o Brasil bateu recordes de endividamento, cerca de 77% das famílias têm dívidas (fonte: Peic/CNC).
A maior parte dos gastos no cartão de crédito são para compra de alimentos (fonte: Pesquisa Endividamento 2022, Serasa) e suprimento de necessidades básicas.
A partir deste cenário, entendemos que uma parte dos colaboradores da sua empresa podem estar endividados, mesmo que o RH não saiba.
Ações de endomarketing, reconhecimento e outros estímulos não são efetivas quando o motivo da baixa produtividade é preocupação com as finanças. A empresa não tem responsabilidade total sobre, mas pode pensar em soluções que auxiliem na saúde financeira dos seus funcionários.
Entre elas estão: educação financeira; adiantamento salarial e vales. Neste artigo vamos abordar como funciona o adiantamento salarial.
Sumário:
- Quais as regras para adiantar salários;
- Como a empresa pode ofertar o adiantamento salarial;
- O que o colaborador deve saber;
- Vantagens do adiantamento salarial;
- Como contratar o cartão convênio.
1. Quais as regras para adiantamento salarial:
O adiantamento salarial é quando a empresa paga uma porcentagem do salário do colaborador fora do período padrão, sendo este valor descontado no pagamento do mês seguinte. Pode ser feito uma única vez ou de forma recorrente.
Na CLT não existe uma regulamentação específica para os adiantamentos salariais, apenas é previsto no Artigo 462 que descontos no pagamento podem ser feitos caso haja adiantamento salarial, seja por solicitação do funcionário ou oferecido pela empresa de forma espontânea.
Regras mais específicas podem ser estabelecidas por sindicatos representantes das categorias profissionais, como a definição de limite para o adiantamento, a obrigatoriedade ou não da empresa fornecer este benefício e outros. Consulte os acordos feitos pelo sindicato de cada categoria.
Quando não há regras sindicais ou em complemento a elas, vale a política interna da empresa estabelecida entre os gestores e o RH.
Atenção! Não é recomendado interromper o adiantamento salarial de forma abrupta após um longo período fornecido.
2. Como a empresa pode ofertar o adiantamento salarial
Existem alguns modos de ofertar adiantamento salarial, vamos algumas opções para ajudar na sua tomada de decisão.
Cartão convênio
O cartão convênio é a forma menos burocrática e mais segura de adiantamento salarial. O único trâmite a ser feito é na contratação do benefício pela primeira vez. Com o cartão, os colaboradores têm crédito de antecipação salarial de forma automática.
Funciona assim: o cartão fica com o colaborador e ele tem um limite percentual em relação ao próprio salário que pode usar. Por exemplo, se o limite é 10% e o salário é 5.000,00, o adiantamento que pode ser feito é de 500 reais.
Quem determina o percentual disponível é o RH da empresa, este percentual pode variar de acordo com a análise de crédito de cada colaborador, tal como alguém com crédito consignado vinculado à folha de pagamento.
O limite liberado em um mês estará novamente disponível no mês seguinte.
Vale
Trata-se de oferecer o adiantamento do salário por depósito bancário do valor ou em espécie por solicitação do colaborador.
E no mês seguinte o valor adiantado é descontado na folha de pagamento. A cada vez que um funcionário precisar adiantar seu salário deve solicitar ao RH, que trata os casos individualmente.
É uma opção que demanda mais processos da empresa.
Salário sob demanda
Essa modalidade dá acesso ao colaborador ao seu salário em qualquer momento do mês, proporcional aos dias trabalhados. Não é necessário esperar sempre até o quinto dia útil para realizar pagamentos.
A fim de melhorar a eficiência desta prática a empresa deve ter um sistema de registros de todos os dias trabalhados e ainda não pagos. Além de tornar os pagamentos automáticos ou muito otimizados, já que serão feitos diversos pagamentos ao longo do mês e não em um único dia.
3. O que o colaborador deve saber ao solicitar adiantamento de salário
O adiantamento salarial ajuda e muito em situações emergenciais, mas deve-se tomar cuidado com o próprio planejamento financeiro, já que o valor adiantado será descontado no mês seguinte.
Os descontos feitos em folha correspondentes a impostos, férias e previdência é calculado em cima do valor total do salário, portanto não há desconto exclusivo do adiantamento.
4. Vantagens do adiantamento salarial
Os maiores benefícios do adiantamento são para o colaborador, que pode contar com ajuda em casos de emergências financeiras sem os habituais juros dos empréstimos.
Contudo, a empresa também se beneficia indiretamente ao melhorar a relação com os funcionários e diretamente na gestão do fluxo de caixa.
Adiantando salários, reduz os custos no começo do mês, o que aumenta a flexibilidade de orçamento. Tendo dinheiro disponível é possível realizar compras maiores com fornecedores e negociar descontos.
Sabemos que as entradas financeiras das empresas são ao longo do mês e não de uma única vez, portanto considere o adiantamento salarial como uma forma de distribuir os gastos com folha de pagamento.
5. Como contratar o cartão convênio
A Vallora é sua parceira de benefícios, temos o melhor plano de cartão convênio que proporciona praticidade e segurança aos RHs.
Você entra em contato, entendemos a demanda da empresa e após a contratação todos os colaboradores têm acesso a um cartão da bandeira Mastercard, aceito por diversos estabelecimentos.
O adiantamento salarial é pago entre os dias 15 e 20 do mês, no valor máximo de 40% do salário do colaborador.
A CLT permite o adiantamento e estabelece no artigo 462 é vetado qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos.
Principais vantagens da solução de adiantamento salarial Vallora Benefícios:
- 1. Sistema on-line de gestão e integração com folha de pagamento e limite definido pela empresa;
- 2. Possibilidade de liberação de saques, pagamentos e transferências. A empresa não é solidária da operação;
- 3. Consulta facilitada de saldo, extrato, limite e rede credenciada pelo APP;
- 4. Ganho de fluxo de caixa para a empresa, pois os valores descontados serão repassados em até 30 dias após desconto em folha;
- 5. Cartão sem custos para a empresa e para o colaborador.
Ficou interessado neste benefício? Clique em saber mais que te levamos a página da solução