Durante a pandemia de Covid-19, o Brasil passou a utilizar uma modalidade de atendimentos na área da saúde que, até então, era pouco explorada: a telemedicina.
Mas, engana-se quem pensa que a modalidade se encerrou assim que as atividades presenciais voltaram. Pelo contrário, segundo uma pesquisa feita com mais de 1000 médicos pela Universidade São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Queen Mary University of London (Reino Unido), essa modalidade deve permanecer no sistema de saúde brasileiro, especialmente para conectar profissionais na discussão de casos clínicos, reuniões de serviço e capacitação e atualização de conhecimentos.
Segundo a pesquisa, 76% dos médicos respondentes adotaram a telemedicina como apoio para atendimentos clínicos. Sendo que, a maioria deles homens, jovens e do estado de São Paulo.
Ademais, a pesquisa ainda mostrou que, o setor privado foi o maior adepto da telemedicina durante o período. Dos médicos atuantes em grandes hospitais, ¾ afirmam ter usado serviços de telemedicina, dos que atuam em pequenos hospitais e clínicas, 66,4% também confirmam seu uso, e por fim, 58% dos médicos que atuam com atenção primária são adeptos da tecnologia.
Neste artigo, vamos explorar o tema da telemedicina e como ela funciona, suas vantagens e desvantagens e como é essa modalidade dentro dos benefícios corporativos. Vamos lá?
O que é a telemedicina?
Apesar de já ser utilizada em quase todo o mundo, no Brasil, foi somente após a pandemia da Covid-19, com a Resolução n.º 2.314/2022 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que a telemedicina se consolidou no país. Isso porque, até então, havia um amplo debate acerca da ética, da eficácia e das questões de segurança da informação envolvendo essa modalidade de prestação de serviços médicos.
Mas, com a resolução, a discussão toma novo caminho e facilita que profissionais de diversas especialidades e operadoras de saúde ofertem seus serviços por meio da tecnologia para muito mais pessoas e com menos custo. Além de oferecer facilidades em relação à troca de informações entre pacientes e profissionais, entre os próprios profissionais e entre planos de saúde.
Podemos definir, então, que a telemedicina é o atendimento médico que usa a comunicação digital para oferecer cuidados médicos de forma remota à população. Estes cuidados vão desde a teleconsulta – quando o médico faz o atendimento por meio de uma chamada de vídeo com o paciente por celular ou computador – até o acompanhamento do quadro de saúde do paciente.
Quais os principais serviços de telemedicina?
A telemedicina, apesar de ter definição própria, conta com várias práticas distintas. São elas:
1 – Teleconsulta
Mediada por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), a teleconsulta trata-se da consulta médica por meio de uma videochamada, isto é, médico e paciente estão em espaços distintos. É comumente caracterizada como “consulta não presencial” ou “consulta remota”. Nesta consulta, é possível fazer esclarecimentos, discutir sintomas, ouvir uma avaliação médica.
2 – Teleinterconsulta
É a prática de troca de opiniões e informações entre profissionais, cujo objetivo é auxílio diagnóstico, terapêutico, clínico ou cirúrgico. Geralmente acontece quando um clínico geral ou médico de família precisa de um auxílio de um especialista, para o cliente que ele está acompanhando. Este tipo de interação pode ser síncrona ou assíncrona e ocorre por meio de sistemas que permitem a troca de informações, a discussão do diagnóstico e a elaboração colaborativa dos planos de tratamento.
3 – Telediagnóstico
Um dos mais tradicionais usos da telemedicina, o telediagnóstico é a prática de analisar resultados de exames por meio de um sistema online, por meio de imagens e gráficos. Assim, é possível acelerar o atendimento aos pacientes, uma vez que as informações são enviadas ao especialista, que ao receber, já faz a análise e emite o laudo.
4 – Telecirurgia
É quando a cirurgia é realizada por um robô manipulado por um médico que está em outro local, isto é, a cirurgia pode ser realizada à distância. Este tipo de cirurgia foi uma das práticas regulamentadas pela Resolução CFM n.º 2.311/2022, que dispõe sobre a prática da telemedicina.
As vantagens são a precisão que garante incisões menores, menos infecções e menor tempo de recuperação. No entanto, por necessitar de uma infraestrutura tecnológica avançada e internet de qualidade, a implementação em algumas regiões pode não ser tão simples.
5 – Telemonitoramento (ou televigilância médica)
O telemonitoramento ou televigilância, trata-se do acompanhamento remoto de pacientes.
Por meio de dispositivos tecnológicos, em alguns casos, agregados ou implantáveis, os médicos podem acompanhar os sinais vitais e outras informações de saúde do paciente. Assim, os profissionais podem ter informações sobre o estado de saúde destes em tempo real.
Dessa maneira, os médicos podem fazer intervenções caso percebam alguma anormalidade. É muito útil para o cuidado de pacientes com doenças crônicas.
6 – Teletriagem médica
Na teletriagem, os médicos podem avaliar os sintomas dos pacientes à distância usando a tecnologia. Além disso, as tecnologias também podem auxiliar no diagnóstico inicial, ou seja, na identificação de casos urgentes, no direcionamento adequado de assistência e regulação ambulatorial ou hospitalar.
7 – Teleconsultoria médica
A teleconsultoria médica trata-se da modalidade de telemedicina que usa Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs) para a comunicação entre médicos, gestores e outros profissionais de saúde em relação a procedimentos administrativos e práticas de saúde.
A ideia é facilitar a troca entre profissionais de mais de um segmento, ou seja, especialistas e outros profissionais da saúde, bem como os gestores das operadoras, buscando a melhor maneira de prestar o atendimento aos pacientes.
Quais as vantagens da telemedicina?
No início da pandemia no Brasil, a telemedicina conseguiu reduzir em 64% a quantidade de pacientes que aguardavam atendimento presencial. Ou seja, foi por meio dela que se possibilitou o número de pessoas em hospitais e consequente superlotação destes. Dessa maneira, as chances de contágio foram reduzidas.
Nesse sentido, a vantagem principal da telemedicina é a agilidade que a tecnologia proporciona para os atendimentos. Assim, a telemedicina permite que profissionais da área façam mais atendimentos diários, amplia o contato de médicos e pacientes e proporciona facilidades no diagnóstico e acompanhamento de casos específicos.
Ademais, a troca de informações entre planos de saúde e profissionais facilita o entendimento de determinadas doenças, a velocidade no diagnóstico, permite melhores tratamentos e a troca entre médicos generalistas e especialistas.
Isso sem contar que, o uso de tecnologias permite diagnósticos mais precisos e o avanço da medicina para soluções mais atuais e eficazes.
E não se pode esquecer, ainda, que, em casos de pessoas com deficiência (PCDs) ou pacientes com alguma comorbidade, a telemedicina pode ser um meio mais acessível, principalmente para aqueles cuja dificuldade é a locomoção dentro de prontos-socorros, clínicas e hospitais.
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Vantagens de serviços com telemedicina como benefícios corporativos
As vantagens ao oferecer serviços que contam com telemedicina para os seus colaboradores são inúmeras. Primeiro, porque economiza o tempo de deslocamento destes, reduzindo o tempo de ausência do trabalho quando a consulta ocorre durante o expediente.
Além disso, ela possibilita que os colaboradores, após fazer seus exames laborais – aqueles obrigatórios para o exercício profissional, recebam os resultados sem a necessidade de se deslocar para buscá-los, mantendo a produtividade da empresa em dia.
Também permite que os colaboradores da empresa tenham acesso a profissionais de qualquer lugar, assim, em casos em que a cidade não possui o profissional da especialidade que o colaborador necessita, ele pode se consultar com um profissional de outra cidade via telemedicina.
As consultas via telemedicina também são mais curtas e os profissionais podem voltar à atividade laboral mais rapidamente – em casos em que não seja necessário um atendimento de urgência.
Isso sem contar que o preço da telemedicina é menor que o de uma consulta presencial, o que é uma vantagem tanto para a empresa, quanto para o colaborador, em especial nos casos em que o plano de saúde é co-participativo.
Por fim, os colaboradores percebem a vantagem do benefício, o que aumenta a produtividade, a satisfação com a empresa e reduz o turnover (entradas e saídas de colaboradores). Isso sem contar na imagem que a empresa passa a ter perante o mercado para atração de novos talentos.
Vantagens de contratar a solução da Vallora
A Vallora Benefícios possui uma solução de cuidado completo para os colaboradores e sua família que vai além dos planos tradicionais.
Com o VCuida, o colaborador pode fazer consultas via telemedicina sem filas e com médicos de excelência. Além disso, tem acesso à assistência residencial, cobertura contra acidentes com indenização, assistência funeral, diária de internação hospitalar e descontos na compra de todos os medicamentos. Tudo isso para o colaborador e sua família. E ainda o colaborador pode concorrer a prêmios de até R$10.000 em sorteios mensais.
É a escolha certa para empresas que valorizam o bem-estar dos colaboradores!
Conclusão
Em resumo, então, a telemedicina é uma ótima opção de atendimento médico e de profissionais da saúde no geral por meio de tecnologias, que facilita e acelera o atendimento, proporcionando condições de saúde para trabalhadores que até então não possuíam acesso.
É uma forma de ter um atendimento holístico, isto é, que atende a todos os pontos da saúde da população.
Contar com esse tipo de serviço é muito vantajoso para empresas, uma vez que aumenta a produtividade, reduz o tempo que colaboradores usam para consultas médicas e garante acompanhamento de saúde e prevenção para os funcionários.
Perguntas frequentes
- Como funciona a consulta de telemedicina?
A consulta na telemedicina acontece por meio de uma chamada de vídeo, por ligação ou até chat. Algumas empresas de saúde usam softwares específicos para estes atendimentos e fazem as consultas por eles também. A vantagem é que médico e paciente não precisam se deslocar para o atendimento.
- Qual a diferença de teleconsulta e telemedicina?
A teleconsulta é um tipo de serviço ofertado pela telemedicina. Já a telemedicina são todos os serviços ofertados com auxílio das Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), como a teleconsulta, telediagnóstico, teletriagem, telecirurgia, entre outros.